Ras' ta Parta

quinta-feira, abril 28, 2005

Camiões de cimento

Sou só eu, ou os camiões de cimento são o máximo?

Quando era pequeno, julgava que os camiões de cimento tinham de andar para o depósito do cimento andar também. Ficava a pensar que para misturarem o cimento tinham de andar imensos quilómetros. Nunca via aquilo a andar com eles parados.

Também vivia na ilusão de que o cimento é uma espécie de "Nestum" que existe na natureza e que se punha nos camiões com uma espécie de colher gigante e que depois lá iam eles... brrrrrum... a transportar o cimento para as obras.

Quando lá chegavam, cuspiam o cimento todo. Bem, a cena do cimento a sair é que me mata! Como é que o cimento sai sem inclinarem aquilo? Ele há coisas...

Instinto maternal

O instinto maternal das mulheres é um dos principais responsáveis por atritos no casamento. As mulheres têm o instinto tão pronunciado que até tratam os maridos por "ò filho..." e depois queixam-se que eles não fazem nada.

Pois se são filhos... é claro que não fazem nada, afinal, para que serve uma mãe?

Bombas de gasolina

As bombas de gasolina nunca bombeiam o combustível à velocidade suficiente. É sempre um exagero. Ou temos a mangueira de 300 cavalos bi-turbo, ou então parece que o gasolineiro ganha ao minuto.

Os míudos...

Uma pessoa já não pode falar de míudos na rua. Começam logo a olhar de lado. Para podermos falar de míudos na rua, temos de usar subterfúgios, tais como:

"Adoro míudos.... de frango"

Tem sempre de seguir todas as frases que acabam em míudos com "...de frango"

"Ai que míudo tão giro... míudo de frango, claro! Aquele rinzinho, que giro, tão pequenino. E a moela? Bem..."

terça-feira, abril 26, 2005

Avarias

Haverá alguma coisa mais desesperante do que uma avaria no carro?

O que é que uma pessoa faz quando o carro avaria? Haverá um grupo de interesse para pessoas que sofrem avarias nos carros? Haverá uma "Avarias Ilustrada - Edição de fatos de banho" para homens que fiquem à beira da estrada à espera de um reboque?

É que por mais coisas que existam para fazer enquanto esperamos, parece que nada entretem naquele momento. Mesmo que tenham o "Expresso", vai parecer que tinham logo de escolher a semana em que não aconteceu nada de especial para o carro avariar. Vão lamber o jornal de uma ponta a outra e não vão encontrar nada de jeito.

Será o mesmo "nada" que nas outras semanas, mas só que não ocupa uma tarde inteira.

- Vão falar com o passageiro, para descobrir que não têm nada de interessante para dizer.
- Vão ler o jornal, para não descobrirem uma notícia de jeito.
- Vão limpar o porta-bagagens, para descobrirem o casaco de um fato que julgavam perdido há três anos. (Não, não adianta. As calças já foram fora).

E depois de algumas horas, lá está a visão tão ansiosamente aguardada. Um homem de 120 quilos de pura banha, bem encharcado em suor, com um pungente cheiro a acetona ou lá o que é, que só consegue articular pequenas frases para ilustrar o que pretendem que façamos. "Meta-se, carro, guie..."

Depois quando entramos no carro com eles, é sempre uma carrinha com um daqueles bancos corridos de três lugares, cheios de recibos de almoços, caixas de fast-food vazias e imensos livros de recibos carcomidos. Ele senta-se ao volante, nós sentamo-nos na outra ponta, no sítio geometricamente mais afastado do condutor.

Depois, a pergunta mais esperada:

"Para onde quer levar a viatura?"

Falam sempre em viatura, deve ser para não ofender o carrinho, chamando-lhe "carrinha" por exemplo. "Viatura" é o termo politicamente correcto. Como a polícia, refere-se sempre ao carro como "a viatura". Dá sempre, do camião TIR ao tricíclo da fruta.

Dá vontade de responder: "Ainda bem que faz essa pergunta, meu bom homem. Há anos que planeio uma avaria e por isso tenho todo um esquema montado para o caso de ter ficado apeado com o carro avariado às três da manhã na Avenida das Descobertas. Observe e pasme a minha organização."

Depois há sempre um esquema montado em que o carro fica no parque da firma (deve ser as traseiras onde o tipo mora, no Bairro dos Sinistrados) e que depois de manhã logo leva o carro para a oficina. Ficamos sempre a pensar se voltaremos a ver o carro. O carro não, "a viatura".

Depois andam sempre com um auricular. "Tem de ser, por causa da polícia. Eles andam em cima de nós."

Mas quem serão o "nós"? Estará ele porventura a incluir-nos nesse grupo? Mas é o grupo do quê, da resistência? Andam os membros da resistência disfarçados de operadores de reboque à espera do sinal da revolução? E qual será a música? Em vez do "Grândola, Vila Morena" deve ser o "Pisca-Pisca" da Ruth Marlene?

segunda-feira, abril 25, 2005

A Microsoft e a conquista do mundo

Só há uma razão para a Microsoft ainda não ter tomado conta do mundo inteiro. Essa razão é o incompetente do Bill Gates.

Só um gajo completamente incompetente é que se lembraria de dar nomes aos seus produtos que não têm nada a ver com a sua utilização. O "Word" é o único programa que tem alguma coisa a ver com a sua utilização. "Palavra", programa para escrever palavras, faz sentido.

"PowerPoint"? A "Ponta do Poder"? Isto é um nome apropriado para uma aplicação de suporte a apresentações? Com um nome como "ponta poderosa", como pode haver dúvidas sobre a sua utilização?

" - Querido! Preciso de fazer uma apresentação para o trabalho..."
" - Anda cá querida, que eu mostro-te a "ponta do poder...."

Em dinheiro por favor...

Foram alteradas as condições para o pagamento das multas. Agora as pessoas têm logo de pagar no momento em que são apanhadas. A ideia é que assim se reduzem o número de fugas ao pagamento das multas.

Mas pensando bem, será que é assim tão boa ideia pagar as multas logo no momento da infração? É que podemos estar num sítio que não dê jeito ao agente receber. Pode ser num sítio muito movimentado e ele pode sentir-se constrangido de estar a receber à vista de toda a gente. É que mesmo sendo legal, há habitos que custam quebrar.

Por exemplo, se uma pessoa não quiser pagar em dinheiro, mas em géneros? Um camião de areia, por exemplo. No recibo dirá o quê? É que já não é suficiente receber o dinheiro, agora também têm de desenvolver histórias à volta do dinheiro que recebem.

Os contabilistas é que devem estar a esfregar as mãos de contentes, toda a gente sabe que os contabilistas são os melhores contadores de histórias que há. Já vejo os títulos dos jornais: "Escândalo de facturas falsas assola GNR"

Eu pessoalmente acho que isto faz parte de um plano diabólico para acabar com a instituição da GNR. É uma tentativa, muito pouco encoberta, de fazer com mais e mais agentes sejam apanhados em flagrante a aceitar dinheiro. E se um agente tem o azar de ser apanhado a receber dinheiro de uma pessoa séria? Como o Pinto da Costa, por exemplo. Olha o azar! Persegue o infractor durante 3 Km, manda parar o veículo e depois não pode aceitar o dinheiro. Se está alguém da Judiciária a ver?

"Sr. Pinto da Costa, não posso aceitar o dinheiro. De maneira nenhuma, nem quero ver notas à minha frente. Não quero! Nem o estou a ouvir ... (tapando os ouvidos) ... lálálálá lá lálá lálálá"

A fé...

Foi escolhido um novo Papa. Dizer que foi eleito é um abuso de linguagem, porque se ele foi escolhido por cardeais que tinha por sua vez sido escolhidos pelo Papa anterior. É na realidade um ciclo vicioso papal, é um Papaviccio...

Em Portugal, milhões de pessoas de fé esperam agora encontrar o caminho para a salvação.
Infelizmente, o jogo do Sporting-Benfica ainda não é esta semana, pelo que não saberemos quando encontrarão o merecido descanso.

É curioso que há muitos anos que não era disputado de forma tão renhida o campeonato nacional. Deve ser coincidência que o processo do "Apito Dourado" esteja a avançar de forma tão notória. De certeza que não tem nada a ver...

terça-feira, abril 19, 2005

Convencida

Chamam "convencidas" às mulheres que se julgam muito bonitas. Mais interessante que isso seria saber como as convenceram em primeiro lugar.

Eu não conheço muitas mulheres "convencidas". Normalmente, não as consigo convencer de nada.

Eu acho que só se deviam chamar "convencidas" a mulheres que fossem fáceis de convencer.

"Olha querida, vou-te dar com este ferro de passar na cabeça, ok?"

"Pode ser... convenceste-me."

O fio dentário

Quem é que terá inventado o fio dentário? Ao contrário do dental (que é bom), o fio dentário é mau. Muita gente está convencida que o fio dentário é para limpar o espaço entre os dentes de sujidade e bactéria. Eu acho que o objectivo principal do fio dentário é serrar as gengivas.

Até o movimento é de serrar. Por isso é que as embalagens de fio dentário não têm diagramas explicativos, o vermelho-sangue não vai bem com uma imagem de frescura.

Depois de se usar o fio dentário fica-se sempre com uma fonte de sangue na boca. O sangue na boca é daquelas coisas que faz um pleno com o espinafre nos dentes. É só acrescentar uma pitada de pus, e ficamos com a bandeira nacional na boca de cada vez que sorrimos.

Urgências

Porque é que chamam "Urgências" ao sítio para onde vamos no hospital? Eu se tenho urgência em resolver alguma coisa, não é para lá que vou.

É o mesmo que dizer que se tem uma meia-hora para matar e ir ali às finanças entregar o IRS.

quarta-feira, abril 13, 2005

O doente crónico...

Com tantas iniciativas de fidelização, com cartões de pontos ou cartões de desconto, ainda ninguém se lembrou de fidelizar os doentes crónicos.

Uma pessoa julga que os doentes crónicos são bons para os hospitais, porque consomem muitas coisas. Mas ninguém os quer fidelizar. Deviam arranjar-lhes um cartão de doente frequente.

"Sr. Costa, está cá outra vez? Deixe ver o seu cartão... uau!! Já tem pontos suficientes para o bypass triplo que queria. Parabéns!! Uau!"

Acho que o problema deve estar relacionado com um branding fraco por parte dos hospitais. Acho que os hospitais se deviam preocupar com os seus clientes tipo, segmentá-los, tratar bem os seus melhores doentes. A percepção é que os hospitais são todos iguais, o que não é verdade.

Se uma pessoa for membro de um gang, qual é o melhor sítio para ir? O Hospital Garcia da Horta em Almada! Eles têm uma despensa especial para guardar pistolas e espingardas de canos serrados nas melhores condições. Até têm especialistas internacionais no tratamento de feridas por arma branca... se ao menos aprendessem a falar em Português e deixassem o Espanhol.

A peregrinação...

Já repararam nas pessoas que estão no meio do escritório, ou na rua, e andam enquanto estão a falar ao telefone?

Depois aparecem atrás de um gajo, como se quisessem dizer qualquer coisa. Mas não querem, é que chegaram a um beco sem saída e depois têm de recuar, um pouco à moda dos carrinhos eléctricos quando eramos putos. Para trás, para a frente, para trás, para a frente, saiu...

Mas para onde vão estas pessoas? Será que já alguém desligou a chamada e estava na rua, ou no autocarro ou no meio da ponte sobre o Tejo?

terça-feira, abril 12, 2005

A parte de trás

No outro dia uma amiga perguntou-me sobre o porquê de os homens observarem a traseira das mulheres assim que elas passam por eles.

Toda a gente já assitiu a esta cena, uma mulher bonita passa e os homens viram a cabeça depois de ela passar, num movimento rotativo e descendente.

A razão para este comportamento aparentemente absurdo é absolutamente lógico e racional.

Os homens gostam de validar o peito da mulher em primeiro lugar. Mas quando a mulher está de costas, que mais há para ver sem ser o traseiro? A coluna vertebral? As costelas? Os calcanhares?

Já alguém ouviu um trolha dizer: "Ò boazuda.... chupava-te esses homoplatas todos... que trancada que levavas nesses deltóides!!!"??

segunda-feira, abril 11, 2005

Excesso de velocidade

Mas o que é que se passa com os semáforos de excesso de velocidade? Porque raio é que o sinal cai se vamos a mais de cinquenta à hora?Eu tenho velocímetro, eu sei perfeitamente que vou a mais de cinquenta à hora.

Ainda por cima são perfeitamente fascistas com a velocidade. O sinal cai depois de reparar que vamos 0,0005 Km/h acima do limite de velocidade.

Por isso é que este país não vai para a frente. Um sinal que valida a mesma informação que o velocímetro, serve para quê? É que se ainda fosse um empregado do estado, ainda podíamos tentar apanhá-lo a dormir, dar-lhe qualquer coisita ou então passar depois das 5 da tarde.

Paintball

No outro dia fui jogar paintball. Para me preparar, comprei um camuflado antes e guardei-o no armário.

No dia do jogo não o consegui encontrar em lado nenhum.

Especialista de nós

Há quem acredite que os maiores especialistas de nós são os marinheiros.

Nada podia estar mais longe da verdade. E as pessoas que pesam a fruta nos supermercados?

Como é que um gajo que carrega com caixas de fruta todo o dia, que tem uns dedos com a grossura média de um bastão da polícia de intervenção, consegue atar os sacos completamente cheios de fruta? E não adianta estar a encher o saco da fruta até acima, eles arranjam sempre forma de conseguir a pontinha.

A volta é que os denuncia, aquela voltinha que dão ao saco que coloca a ponta do saco dentro da volta para depois puxar. Que finesse, que técnica. Eles fazem o maior sucesso em festas de anos de crianças. Em vez de balões usam sacos transparentes de fruta.

As insondáveis variações da carta de condução

O código da estrada sofreu mais umas alterações recentemente. O que pouca gente sabe é que agora é legal parar o carro no meio da via.

Vejam o que diz o código:

1 - É legal o estacionamento no meio da via, mesmo que interrompa por completo a circulação na via em ambos os sentidos, desde que cumpra os seguintes requisitos, tal como disposto no decreto lei XVFZ-97:

- Ter todos os indicadores de direcção ligados de uma forma intermitente.

- Ter-se deslocado a um local geográfico, independentemente do tempo dispendido nesse local ou na viagem para e desde esse local até ao local onde está estacionado o veículo, que não ultrapasse o que é normalmente e socialmente aceite como "já ali".

- Ser um condutor do género feminino, desde que acompanhado por declaração comprovativa emitida por um regulador autorizado, ou desde que se permita à examinação por agente da autoridade do mesmo género para determinação conclusiva do sexo.

De Ponta

Todos ouvimos falar imensas vezes de "ponta". Tudo o que é de "ponta" é bom: tecnologia, velocidade.

Mas se isso é verdade, porque é que chamam à hora de maior trânsito, hora de "ponta"?

Dizem que é porque é uma hora em que toda a gente tem mais pressa. Mais pressa de chegar a casa, chegar ao ginásio, chegar ao cinema.

Eu não acredito em nada disso. Se queriam chegar cedo, teriam saído às três.

A verdade sobre os recém-nascidos

Ninguém acha piada aos recém-nascidos. Como é que pode? Quem acha piada a um rolo de carne roxo são os pais. Ponto final.

Mesmo as pessoas que dizem que é parecido com o pai ou com a mãe ou tens as sobrancelhas do avô, estão a mentir.

Acho que as pessoas fazem isso para afirmarem em voz alta que o bebé é mesmo deles. Mesmo quando não tem nada a ver.

Dizem essas coisas para não dizerem a verdade:
"Ah ... que bebé lindo! ... Essa marca dos ferros na testa, fica-lhe tão bem!"

A arrumação da mala de senhora

As mulheres serem mais disciplinadas e competentes na arrumação do que os homens é um logro.

Basta pedir a qualquer mulher que encontre em menos de 10 segundos qualquer um dos seguintes items na sua mala:
- Chaves de casa
- Telemóvel
- Cartão multibanco

Acho que as malas são oportunidades de ouro para as mulheres poderem ser tão desarrumadas como os homens. As mulheres secretamente adoram a confusão e sujidade. Mas mantêm tudo lá dentro da mala.

Gestos como atirar as chaves de casa ou moedas avulso para cima da mesa da sala, são repetidas dentro das malas. A satisfação do tilintar das moedas no fundo da mala, enquanto chocam contra o baton do cieiro e a caixa do blush na cor da moda de há três temporadas.

É por isso que homens nunca vão à bolsa. É o último reduto para a confusão feminina. E é uma coisa que as mulheres instigam logo nos filhos desde pequeninos. "Não mexas na minha bolsa".

Quando as mulheres pedem para trazer qualquer coisa da bolsa, os homens trazem a bolsa inteira. É um pouco como os cães que vão buscar o jornal, uma pessoa não pede ao cão para trazer a página desportiva ou a banda desenhada.

segunda-feira, abril 04, 2005

O espirro

Nós temos lenços, e temos o discernimento suficiente para saber que temos o nariz cheio de ranho. Porque é que a evolução nos dotou de tal mecanismo para expulsar o muco indesejado?

Eu acho que o espirro é o segurança de uma discoteca que temos no nariz. Quando ele acha que o ranho tem de sair, o ranho tem de sair.

"Mas ainda não acabei o consumo mínino."

"Não levante problemas, tem de sair, já disse!"